Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

Percurso pedestre- Faia da Água Alta - Bemposta - Lamoso

 Com toda a certeza que este artigo que pesquisei para si lhe vai interessar, pois é simplesmente maravilhoso...

   Pode então ler-se em     

 

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-DouroInternacional/Visitar+Area+Protegida/Sugestoes+Visita/Percursos+pedestres/Ficha+de+Percurso/percurso+cascata+da+faia.htm

 

  " Os visitantes do Parque Natural do Douro Internacional têm à sua disposição mais um percurso pedestre, intitulado “trilho interpretativo da Faia d'Água Alta”. Trata-se de uma vereda pedonal, com cerca de 800 m de extensão, que serve de acesso a um extraordinário monumento natural: uma escarpa granítica onde, durante os meses mais chuvosos do ano, se pode observar uma das maiores quedas de água de Portugal Continental que dá o nome ao percurso.

 

Entre os vários atractivos do trilho, que seguramente deslumbrarão quem o percorrer, conta-se a paisagem montanhosa das arribas, com densos bosques de zimbro e azinheira, bem como a galeria ribeirinha composta por freixos. Em termos de fauna, o destaque vai para as aves rupícolas (i. e. que vivem em zonas rochosas), como o Grifo (Gyps fulvus), o Britango ou Abutre do Egipto (Neophron percnopterus) - símbolo do Parque - e a Andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris). Nas encostas são também visíveis diversos aspectos da presença humana, principalmente ligados à agricultura, tais como olivais em socalcos, muros, casebres e moinhos.

 

Cascata da Faia d'Água Alta
Foto: cascata da Faia d'Água Alta.


 

Graças à presença de vários pequenos miradouros, pode-se contemplar, de perto e de diversas perspectivas, a cascata da Faia d’Água Alta (com 60 m de altura). A jusante desta, uma ponte, com 50 m de comprimento, possibilita o acesso ao local de onde se pode observar, com maior espectacularidade, esta queda de água.

 

Vista parcial do percurso vendo-se escadas e corrimão

Este itinerário, de dificuldade moderada, tem degraus nos troços mais declivosos e guias de corda ou corrimãos de madeira. No entanto, devem-se tomar todos os cuidados associados a zonas montanhosas como esta, como o uso de calçado e de roupa apropriados, desaconselhando-se, também, a que se sejam transportadas crianças de colo.


Recomenda-se a visita ao trilho da Faia d'Água Alta entre os meses de Novembro e Abril, dado que a cascata apenas se encontra activa nesse período, atingindo o seu máximo quando a ribeira de Lamoso apresenta um regime torrencial, após episódios de chuva intensa. Todavia, nos restantes meses do ano, a escarpa vertical, a paisagem monumental e a presença de espécies raras da fauna e flora são também atractivos que merecem uma visita.
 

Presentemente, o acesso ao trilho pedonal faz-se através de um caminho de terra com cerca de 1,5 km, desde a aldeia de Lamoso, que pode ser percorrido a pé ou em viatura TT, estando prevista para breve a beneficiação desse acesso.

 

 

Bons passeios! "




 

publicado por casasdouro às 20:24
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Raquel a 10 de Fevereiro de 2010 às 16:02
Lindo!!!! Paisagem maravilhosa, associada a exercício físico com um passeio pedonal para tirar qualquer tipo de ferrugem !!! Quero experimentar!!!

Comentar post

.Reservas e Informações

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. CASA GUALTAR - CAMPUS UNI...

. ... PALAVRAS EM FLOR...

. APARTAMENTO CASA DA MÚSI...

. MIRANDA DO DOURO

. Rota da Terra Fria Transm...

. Alimentador de Abutres

. Abutres: Grifo e Abutre d...

. Cegonha Preta

. Percurso pedestre- Faia d...

. A Matança Tradicional do ...

. XI Festival de Sabores Mi...

. Amendoeiras em Flor - Mga...

. CASAS URRÓS - MOGADOURO

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

.contador


contador visitante
blogs SAPO

.subscrever feeds