UM RETIRO RURAL NO PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL
As Casas Retiro de Urrós, localizam-se na aldeia de Urrós, Concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, no coração do Parque Natural do Douro Internacional.
São compostas por duas casas, uma do tipo T2, a Casa do Poço, e outra do tipo T3, a Casa das Tulhas, e resultaram da reconstrução de uma casa típica da lavoura transmontana. A Casa das Tulhas deve o seu nome ao facto de aí existir um celeiro onde era guardado o trigo e conhecido na aldeia por as Tulhas. O nome da Casa do Poço deve-se ao facto de esta casa possuir no seu interior um poço que servia para abastecer a casa e alimentar os animais, sendo a água extraída manualmente com um balde preso a uma corda.
As casa foram reconstruídas com materiais da região, pedra e madeira, tornando-as confortáveis e acolhedoras com vista ao bem estar do visitante.
Exterior das casas, pedra e madeira, robustas e rudes como o Nordeste Transmontano. Na parte arredondada funcionavam as tulhas, presentemente é uma sala que pode ser vista na foto abaixo
Sala comun com lareira e aquecimento central. Tecto em madeira.
Quarto de casal com casa de banho privativa e aquecimento central. Neste espaço era guardado o feno que servia para alimentar o gado nos rigorosos invernos transmontanos. Dossel criado a partir de peça antiga de artesanato local.
Quarto de casal com casa de banho privativa e aquecimento central. Neste espaço era guardada a palha sendo aqui colocada do exterior através da janela.Esta servia não só para alimentar o gado mas também para lhes fazer cama que por sua vez produzia estrume utilizável como adubo orgânico das terras.
A cozinha toda equipada. Neste espaço funcionava uma pocilga. A carne de porco e os deliciosos enchidos sempre fizeram parte da alimentação dos transmontanos e não havia família que não tivesse pelo menos um porco para matar sendo a matança do porco um acontecimento muito apreciado e que perdura até aos dias de hoje.
O museu. Este espaço é comum às duas casas. Aqui podem apreciar-se os mais variados artefactos relacionados com a história da região. Este é um espaço polivalente que serve para a realização de vários eventos sendo que a sua estreia foi com a realização do I Passeio Turístico Todo o Terreno Douro Internacional, evento realizado em Maio de 2006, pelas Casas Retiro de Urrós em parceria com a Jipaventura sediada em Braga
A pista ... Mil e uma aventuras ...
...e desventuras ...
Para retemperar forças ...Folar ... Sim ! ... O da Páscoa ! Presunto ... Pão e vinho e toca a caminho ...
A paisagem ... Simplesmente maravilhoso ... O homen e a natureza em perfeita harmonia ...
O rio Douro ... Majestoso ...
Barragem de Bemposta . O Parque Natural do Douro Internacional ... O rio Douro a pesca e as amendoeiras ...
As refeições servidas pelas Casa Retiro... Tradicionais ... A soculenta e saborosa posta à mirandesa ... A vitela assada... Os enchidos...
Gaiteiros de Urrós a actuar nas Casas Retiro. Os grandes mestres ... Henrique do grupo Lenga Lenga ( direita ) e o sempre único Tio Rito ... ( ao centro )
Pauliteiros de Sendim a actuar nas Casa Retiro. Depois de um jantar bem regional, uma grande festa regional... Gaiteiros e Pauliteiros fizeram as delícias da noite. Pedir mais seria quase um pecado ... Espero que goste!
RESERVAS E INFORMAÇÕES
e-mail: casasretirodeurros@gmail.com
Para enviar um e-mail favor copiar e colar este endereço no seu e-mail.
tel: 914721775
Amália Parra Pinto
De Raquel a 20 de Janeiro de 2010 às 22:32
Este blog é fenomenal.
De Amália Pinto a 10 de Fevereiro de 2010 às 22:52
Obrigada! Serás sempre o meu primeiro comentário... Bj Amália Pinto
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2010 às 16:44
Após consulta neste blog pensei!!! “olha que coisa tão bem conseguida”, pensando que a autoria pertencia a um ilustre desconhecido. Um trabalho destes exigia ser visto novamente, fi-lo e regalei os olhos perante o conteúdo das inúmeras fotos. Todas elas me fizeram recuar no tempo e rememorar mais uma vez alguns momentos e maravilhosos locais com que me familiarizo por os ter desfrutado presencialmente. À autora do elaboradíssimo trabalho, a genial e querida amiga Amália P. Pinto não digo aquilo que diria ao ilustre desconhecido que ao inicio falei, mas sim: “Amália o que aqui nos apresentas é a tua imagem de marca, algo feito à tua imagem, sem defeitos, ou melhor, com total perfeição”. Aos visitantes do blog e potenciais interessados do serviço apresentado só lhes digo para se perfilarem porque quem vai a Urrós quer lá voltar, porque será???? a resposta está nos fotogramas.
Beijo e abraço
Luís Marta
De Amália Pinto a 25 de Janeiro de 2010 às 17:16
Querido amigo Luís,
Fiquei sem fôlego com a magia do teu comentário…
É uma honra para mim receber tantos elogios e tomara estar à altura deles!
Tu foste, uma das fontes de inspiração deste e de futuros posts, por fazeres parte de tudo o que o Maravilhoso Nordeste representa para mim…
Obrigada!
Um beijo da muito amiga, Amália Pinto
De Luís Marta a 30 de Janeiro de 2010 às 18:50
Obrigado por me considerares fonte inspiradora, fico muito lisonjeado, mas a inspiração e a força do alento é de quem a tem e tu tens muita e prodigiosa.
Agradecido por divulgares a excelência e a beleza da nossa terra, como sabes gosto tanto dela como tu. Mas convêm esclarecermos os leitores de que gostamos dela não apenas por ser a nossa, mas também por ser bonita, apetecível e harmoniosa.
Beijo
De Ines a 24 de Janeiro de 2010 às 13:57
Já cá estive!
A casa é perfeita, é impossível transmitir por fotos o quão espantoso é o resultado do restauro.
O ambiente da aldeia é o transmontano no seu melhor!
Foi um óptimo fim-de-semana... A repetir!
De alicemarcos@gmail.com a 25 de Janeiro de 2010 às 22:00
Excelente! Excelente... adorei ver este trabalho, sei que não é de profissional, ainda tem mais valor. As casas já conheço e também são excelentes. A aldeia Urrós nem se fala.... Bj Alice Marcos
De aurora a 25 de Janeiro de 2010 às 22:29
Amália, está mt bem o blog. Fotos mt giras! Vou divulgar para tds os meus contactos! :)) Bjinhos. Lola
De Isabel a 27 de Janeiro de 2010 às 11:15
Aqui está um blog muito bem conseguido, que desperta a curiosidade sobre esse Portugal tão desconhecido para tanta gente! Faz falta este voltar às raízes e à nossa identidade como povo! Não há melhor motivo para uma visita... Parabéns!
De Maria do Carmo a 30 de Janeiro de 2010 às 20:23
Parabéns pelo blogue!
Continua este trabalho para divulgar a beleza e a riqueza cultural do nosso Nordeste Transmontano.
Beijinhos da sempre amiga,
Maria do Carmo
Muito bom! Estou sem palavras! E fiquei com uma vontade enorme de ir ! Muitos parabéns pelo blog!
De Marcelo Correia a 22 de Outubro de 2011 às 01:47
Muito bonitas as fotos, os eventos, tudo, parabéns pelo teu trabalho! Não poderia deixar de comentar apesar do tempo passado do post. Minha família é de Urrós e não sabia que aí havia instalações, um dia gostava muito de conhecer! Sucesso
Marcelo Correia
Comentar post